Centenário
“De repente, eu me dei conta de que teria que participar de algo completamente novo que iria mudar as condições em que eu vivia antes”, disse o arquiteto alemão Walter Gropius. Assim como para tantos outros de seus contemporâneos, a terra arrasada deixada pela Primeira Guerra Mundial (1914-1918) havia sido um evento divisório, a partir do qual só era possível começar de um lugar zerado. “E para que isso realmente se realizasse, não poderia ser feito por um homem sozinho, mas por toda uma escola”.
Será que em 1919, quando fundou a Escola Bauhaus, Walter Gropius imaginava que 100 anos depois o mundo festejaria o movimento?
Em 2019, a Alemanha se organiza para comemorar os 100 anos da escola. O país europeu contará com uma série de festivais, exposições e até a inauguração de um novo museu como parte das celebrações. As três principais cidades da Bauhaus – Weimar, Dessau e Berlim – concentrarão a maior parte das festividades, porém o centenário é uma boa oportunidade de se conhecer as construções da nação germânica tombadas como patrimônio da humanidade pela Unesco.

Comentários
Postar um comentário