Influência na arquitetura
O design e a arte moderna surgiram principalmente no final da Primeira Guerra Mundial (1918), expandindo-se para diversas partes do mundo e exercendo forte influência sobre a escola de arquitetura Bauhaus.
Mesmo sendo influenciada pela frase de Louis Sullivan “A forma segue a função”, a Bauhaus mostrou que a funcionalidade não deve ter ligação com o tedioso, o burocrático e o sistemático.
Na arquitetura, ficou conhecida pela abolição das paredes internas, fachadas de vidro com amplas janelas, linhas retas, simples e formas geométricas. Os telhados foram substituídos por coberturas planas, terraços ( arquitetura integrada ao urbanismo). Há uma valorização das áreas arejadas. As paredes que restaram eram lisas, geralmente brancas, abolindo a decoração.
No Brasil, é possível perceber a influência de tal movimento nas construções de Brasília, cidade planejada por Oscar Niemeyer; e em outros prédios, como o do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), de Lina Bo Bardi; a Escola Superior do Desenho Industrial- RJ.
| Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) |

Comentários
Postar um comentário