O que foi a Bauhaus?


Em 1919, Walter Groupius fundou a escola de artes Bauhaus, em Weimar, na Alemanha. Seu nome representa a junção de “bauen” e “haus”, que significam, respectivamente, “para construir” e “casa”, demonstrando seu foco em arquitetura. Entretanto, a escola não descarta outras artes, principalmente pintura, escultura e marcenaria.  
A Bauhaus surgiu após a Primeira Guerra Mundial, em meio a uma Alemanha devastada e cumpridora do Tratado de Versalhes. Com a ascensão do ditador Hitler e da censura, vários movimentos artísticos surgiram na Alemanha, dentre eles a própria Bauhaus.
Walter Groupius, fundador da Bauhaus.
A ousadia da escola se dá pela visão que ela representava, como afirma o artista Lary McGinity:“[...] o ensino da Bauhaus refletia uma visão utópica de uma comunidade de artesãos e artistas que criava objetos simples e benfeitos. Um dos principais professores era o místico Johannes Itten (1888- 1969), que ministrava curso preparatório obrigatório. Suas aulas incluíam 'Análises de obras dos grandes mestres', 'Desenho após nu' e 'Estudos de materiais'.”
A estrutura da escola contava com oficinas criativas, cada uma com um tipo de matéria-prima específica, e introduziu a simplificação de volumes, geometrização das formas e predomínio das linhas retas. A Bauhaus ficou conhecida pelas paredes lisas, abolindo a decoração, somadas a abolição de parede internas e amplas fachadas de vidro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Berlim (1932 -1933)

Festas na Bauhaus